Pular para o conteúdo principal

Novo projeto: 15 insônias


Sabe aqueles dias em que você espera apenas a noite chegar para ter todo o descanso que você não teve durante o dia? Você se deita na cama e espera ter uma noite tranquila; sonhos interessantes, talvez e acordar preparado para o outro - mas nada disso acontece. Porque, são nesses exatos momentos, em que vem um dificuldade mórbida de dormir e tentar algum descanso. Tudo, literalmente tudo, em sua volta parece ser mais interessante. Você consegue escutar passos vindo da sala ao seu quarto, aquela zoada lá do final da rua, seus pensamentos chegam a mil, sua concentração fica a zero. Na cama, você rola de um lado pro outro e não consegue encontrar o sono. Parece que tomou algum energético e que os efeitos irão durar toda a madrugada. Mas o que aconteceu? Isso se chama "insônia". O mal de muitas pessoas, o meu também. 

E, é por esse mal que ronda a maioria dos jovens-adultos, eu e o Matheus Carneiro decidimos criar um projeto em favor disso. Se não conseguimos vencer a insônia, escreveremos sobre ela. O Matheus tem 18 anos e é lá da Bahia, o blog dele é o Carneirismo. Ele entrou em contato comigo depois de conhecer o meu blog e batemos altos papos durante... A madrugada, claro. E decidimos criar um projeto para ambos os blogs. Durante 15 semanas seguidas (não me pergunte de onde surgiu quinze semanas, porque foi algo inesperado e surgiu como mágica em nossa primeira conversa) iremos escrever textos nas nossas infinitas madrugadas abordando sobre esse tema que estraga tantas noites: insônia. Os textos serão postados todas as Quintas-feiras e nos respectivos blogs.

Os textos poderão ser bem diversos, entre: contos, crônicas, prosas e até um tira dúvidas. Como vocês  já sabem, eu já escrevi alguns textos durantes as madrugadas e todos são caracterizados em melancólicos e dor aguda. Quem aí ficou interessado em ler esses textos? Iremos começar já nessa quinta-feira. 

E você? Também tem insônia? 
An InLinkz Link-up

Minhas redes sociais:

Comentários

  1. Não tenho insônia, porém fico na espera nestes textos da quinta! :D Beijos, fique com Deus... Inspirações aí! ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse projeto! Já quero ler os textos! Eu tenho insônia justo quando no dia seguinte tenho que levantar cedo. rsrs.

    Beijinhos

    www.burguesinhas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu acho bem legal esse projeto de vocês. Eu não tenho problemas com insônia, pelo contrário, eu durmo até de mais, mas como eu adoro suas crônicas e seus textos, então vou ganhar muito com isso também.

    ResponderExcluir
  4. Insônia é realmente um saco! Às vezes eu deito na cama super cansada e basta um minuto para que a minha mente comece a trabalhar, fico com vontade de ouvir música, comer, assistir filme, escrever, tudo menos dormir!

    Vou querer ver esses novos textos sobre a insônia! ;)

    Beijinhos!
    www.triponina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita insônia, mas acho que a culpa é do excesso de pensamentos.Gostei do projeto.

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir
  6. Ai que legal, acho que eu não tenho muita insonia, mas gostei da ideia e estarei esperando os textos!
    http://moda-teensworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Sim eu tenho insônia e sou muito mais ativa a noite.
    Prefiro gravar vídeos a noite, mas minha iluminação nao é muito boa. Mas a insônia me persegue.

    BEIJOS

    simplesevaidosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. sei bem do que vc está falando
    toda noite tudo me parece mais interessante do que a cama,
    mesmo eu estando morrendo de sono!

    beijos
    http://acessoriosecafeina.com

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho insônia, mas tem nome isso se é que me entende...
    Irei acompanhar u-u
    De: Adolescente Para: Adolescente

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante de seu projeto hehe :3
    Tenho insonia quando fico megamente ansiosa
    Bjs e espero pelo texto ansiosa : )

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da ideia do projeto *-* Bem eu não tenho insonia , graças a Deus por que acordo muito cedo , não posso perder noite "/
    Porem espero pra ler todos seus textos , mais uma vez lhe parabenizo pelo blog <3

    ResponderExcluir
  12. Ultimamente ando tendo muita insonia, olheiras já dizem "oi" por mim. Adorei o projeto se eu fosse de escrever ate entraria no projeto, mais sou uma negação.

    ResponderExcluir
  13. Muito legal esse projeto! Eu sofro bastante com insônia, e é quando eu sou mais "produtiva" pro blog.

    Sei que é chato, mas preciso de ajuda. Estou participando de um concurso que está acontecendo no facebook de uma esmalteria aqui da minha cidade e vim pedir pra você votar em mim. Me ajuda a ganhar?
    É só clicar aqui e curtir a minha foto. Agradeço muito :)

    Blog | Facebook

    ResponderExcluir
  14. Acabei de conhecer seu blog, muito legal já virei leitor, passa lá no meu também: http://iricardodesigner.blogspot.com.br/ beijos até mais :*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente, opine, critique.

Postagens mais visitadas deste blog

Eduardo e Mônica*

Fim de tarde. Ônibus lotado. Legião Urbana. A menina ouvia sua música predileta enquanto lia seu livro predileto, o menino ouvia sua música predileta enquanto segurava sua ânsia de chegar em casa e ligar seu computador para jogar. Ela estava sentada e mergulhava dentro do seu mundo, ele estava em pé e seus dedos inquietos rebatiam o apoio do ônibus.  Sinal verde, sinal amarelo, poff... O ônibus freou e aquele mp3 velho do menino caiu sobre o livro aberto da menina. Os passageiros tentaram se recompor, mas os ouvidos da garota captaram a música daquele mp3 velhinho. O menino se desculpou, ela disse que ele não tinha culpa e sorriu. Ele não tinha jeito para sorrisos e, quando sorriu, ela notou que era verdadeiro.  O velhinho do lado da menina ficou brabo e se levantou para resmungar contra o motorista, ele não tinha nada a ver. Senta do meu lado, convidou a menina. Ela não sentiu vontade de saber tudo sobre ele naquele momento, ela só queria tentar roubar outro sorriso dele. O velhinho

O nome dela é Júlia

Vagalumes Cegos by Cícero on Grooveshark      O cheiro dela sempre estava em mim. Eu, deitado naquela minha rede barata na varanda, escutei suas batidas na porta. Como sabia que era ela? É porque ela batia sem espaço de tempo, como se estivesse fugindo da morte e ali era a salvação. Fui montando o meu sorriso que era dela e chamei de meu dengo.  Encaixei meus dedos nos dela e a puxei ao som de Cícero.   Não, isso não acontecia todos os dias e nem sempre meu humor estava naquela medida, mas esqueci de mim um pouquinho e brinquei com ela.  Dancei com ela durante alguns segundos: aqueles seus olhos fechados, corpo leve e sorriso nascendo. Ainda não disse o nome dela, não foi? O nome dela é Júlia. Júlia de 23 anos, ainda voava como criança e tinha um dom de pintar um quadro mais louco que o outro. Finalmente ela ficou sem fôlego e correu para cozinha. Escutei da sala a geladeira se abrindo e a água sendo colocada num dos copos americanos.

As minhas aventuras com Eduardo Galeano l Resenha #01

Memorizar datas sempre é uma tarefa difícil para mim, por isso que eu não quero arriscar uma data específica do dia que conheci, de fato, o escritor Eduardo Galeano. Chuto dizer que o conheci em meados de 2010, e o lugar do encontro não poderia ter sido melhor: numa biblioteca pública do estado de Pernambuco, localizada no centro da cidade do Recife. Foi através de um amigo que pude conhecer Galeano e os seus infinitos abraços através de grandes histórias.   Uruguaio, Eduardo Galeano (1940-2015) traz em seus textos uma mistura de inquietações que nos são poeticamente compartilhadas. A beleza, a emoção e o sofrimento sendo descritas em poucas linhas e que nos transbordam com reflexões. A minha primeira leitura de Galeano foi “O Livro dos Abraços”, da editora L&PM, com tradução do Eric Nepomuceno. E, segundo o tradutor, Galeano foi o único escritor a revisar com ele todas as linhas das obras traduzidas antes de serem oficialmente publicadas no Brasil. Isso mostra o carinh